segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Colecção "Coração à Lavradeira"

Este é o primeiro trabalho da Colecção "Coração à Lavradeira", com trabalhos inspirados no Traje à Lavradeira de Viana do Castelo, a minha cidade natal.

Este é o "Coração Saia à Lavradeira"; que tal como demonstra a imagem, é inspirado no bordado a branco da barra preta da saia do Traje à Lavradeira.

Informações e encomendas através de mensagem deste e-mail.


O Traje à Lavradeira é um dos símbolos mais característicos de Viana do Castelo e um dos trajes mais típicos de Portugal. Utilizado nos dias de festa e cheio de cores garridas como o vermelho, azul e verde, o Traje à Lavradeira é embelezado pelos bordados que o preenchem desde o colete até ao avental e saia.
Coração Saia à Lavradeira
Colecção "Coração à Lavradeira"



Segundo Daniel Sampaio:
"O Traje de Lavradeira difere na cor e nos motivos bordados de acordo com cada uma das freguesias do concelho de Viana. O traje típico vianense tem uma ligação directa ao porto de mar, transporta influências austríacas, indianas, árabes, adornado com o ouro do Brasil.O traje é à vianesa e não à minhota, como vulgarmente se diz”. (SAMPAIO 1994: 215) O traje à vianesa é embelezado pelos bordados. É composto pelas seguintes peças bordadas: a camisa (bordada nos ombros, no peito e nos punhos); a saia; o colete (bordado nas costas e no peito); o avental (bordado a ponto cruz com estrela, com imagens de corações, chaves, pombas com cartas no bico, datas, palavras Amor/Viana, símbolos da natureza, frutos, animais, elementos geométricos); nas algibeiras; nas chinelas do traje de festa. As diferenças sociais fizeram com que se dispersassem alguns elementos adaptando-se a um toque burguês, o saco de mão substitui a algibeira e o guarda-sol pende no braço. (SAMPAIO 1994: 214)"

(in: Museu do Traje de Viana do Castelo -  http://www.mvvc.ipvc.pt/index.php?section=39)

Sem comentários:

Enviar um comentário